Você conhece a história das cidades secretas russas? Já chegou a ouvir falar alguma vez na vida sobre esses tipos de moradias escondidas?
Elas são construções secretas da União Soviética que começaram a surgir no início dos anos de 1940 e 1980, onde vieram a existir cerca de 57 assentamentos secretos com uma população total de 1,5 milhão em todo o país.
Elas foram denominadas secretas por terem a função de ficarem escondidas do mundo e dos inimigos americano para não revelar os avanços militares e tecnológicos do país.
Alguns destes complexos eram chamados de “Naukograd” ou cidades dedicadas à pesquisa científica. Grande maioria delas ficam localizadas na Rússia, em países como Cazaquistão, Ucrânia ou Estônia.
As visitas a estas cidades são bem restritas a pessoal autorizado e com acesso proibido do grande público.
Elas concentram grandes quantidades de cientistas qualificados e pesquisadores que fazem seus estudos e buscam desenvolver novas tecnologias, energias e conseguir ampliar o desenvolvimento de novas indústrias aeroespaciais e do ramo de armamentos.
Localização
Entrar em uma cidade russa secreta não é para qualquer um. Os cidadãos russos, para entrarem, precisam de uma autorização especial emitida pelos serviços secretos do país, como o NKVD e a KGB.
Cerca de 42 cidades fechadas reconhecidas abrigam 1,5 milhões de pessoas que vivem e trabalham por lá. Existem também outras 15 que foram abandonadas e não reconhecidas pelo governo russo.
Na imagem(figura acima), você vê a marcação do Monte Yamantau, uma massa de rocha de quartzo que fica na parte sul da cordilheira dos Urais, onde fica a República de Bashkortostan.
Grande parte das cidades fechadas foram criadas em áreas desoladas, cujas condições climáticas eram difíceis e hostis.
Outro fator que contribuiu para o crescimento das cidades e da indústria foi a presença de rios, lagos e córregos para ajudar na iniciação de reatores nucleares, a indústria espacial, de ferro e aço.
Depois que a humanidade viu a queda do bloco soviético, a nova Fundação da Federação Russa acabou publicando o local e o nome de algumas dessas cidades fechadas.
São 14 e nomeadas de Biysk, Dubna, Zhukovsky, Koltsovo, Korolyov, Michurinsk, Petergof, Pushchino, Obninsk, Reutov, Troitsk, Fryazino e Chernogolo, onde grande parte delas ficam na região de Moscou.
Confira:
O que achou das cidades escondidas? Mande seu comentário para gente!
ConversãoConversão EmoticonEmoticon