Você tem um projeto pessoal de vida?


EM TODO FINAL e início de ano, geralmente, sonhamos e prometemos muitas coisas. Ora, por que não aproveitar este entusiasmo inicial para de fato pensar um Projeto pessoal de vida?

Muitas pessoas constantemente não se sentem realizadas e não conseguem ver sentido algum naquilo que fazem. Trabalham, estudam, namoram, ajudam na igreja,mas no fundo fazem tudo isso de maneira automática e irrefletida. Infelizmente, muitas vezes, só paramos para pensar sobre o sentido da vida quando algum problema grave acontece conosco, como a morte de um ente querido, perda do emprego, um pecado grave, etc. Mas não precisa ser assim.

Na vida precisamos ter metas e saber fazer escolhas. Muitas vezes vamos vivendo sem rumo e objetivos claros. Isso colabora profundamente para nos sentirmos vazios, angustiados e desorientados.

É possível e devemos ter um Projeto pessoal de vida se quisermos cumprir a missão que Deus nos deu. Muitos desanimam e desistem no meio de suas caminhadas porque são indisciplinados e desorganizados. Não programam seu ano, mês ou semana. Têm, muitas vezes, uma Teologia da Graça e da Providência equivocada, achando que a Graça de Deus substitui a natureza, enquanto a Tradição cristã vem nos ensinar que a Graça pressupõe a natureza.

Deus nos deu duas coisas fundamentais: a inteligência e a vontade; a primeira para conhecermos a verdade e a segunda para querermos o bem. Para isso precisamos que a Graça de Deus toque essas duas faculdades da alma, – mas também é necessário que colaboremos com a Graça, educando-as. – Ou seja, com certeza Deus cuida dos seus filhos e os auxilia, porém isso não significa que nós não somos responsáveis por nada.

Para que você tenha um Projeto de vida é importante buscar, em primeiro lugar, o autoconhecimento, interrogando-se a si mesmo: quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? Quais minhas competências e talentos? Quais meus pontos fortes e fracos? Qual minha opção fundamental? Quais escolhas estou fazendo de fato no dia a dia? O que fazer com minhas frustrações e fracassos? Qual é minha vocação?

A partir deste autoconhecimento primordial vamos formando uma imagem mais clara de nós mesmos e de nossa história, e enxergando com maior clareza, também, em que podemos colaborar na construção do Reino de Deus e qual o sentido real da nossa vida.

Enfim, percebemos que muitas coisas acontecem em nossas vidas pelas escolhas certas ou erradas que fazemos, e outras ocorrem independente das nossas escolhas. Entretanto, mesmo em relação àquelas coisas que ocorreram sem nosso desejo ou planejamento, somos livres, pois podemos nos posicionar perante elas.

Talvez o segredo para descobrir o sentido da vida e cumprir a missão que Deus nos deu seja: abrir-se à Graça de Deus e planejar a própria vida a partir de um autoconhecimento equilibrado; saber lidar com nossos fracassos e frustrações; ter claro, como um filósofo uma vez afirmou, que o importante não é o que fizeram conosco, mas sim o que fazemos com o que fizeram conosco.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário